Embratur apresenta plano para a área do turismo

Notícias recentes sobre o que acontece de mais importante voltar

Foto: Divulgação

Por meio da articulação do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, os representantes do Conselho Municipal do Rio de Janeiro se reuniram nesta quinta-feira (25), em Brasília, com os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Sérgio Etchegoyen, para apresentarem um plano de segurança na área do turismo da capital carioca. O projeto batizado de “Rio, a maior vitrine do Brasil” depois foi apresentado a jornalistas em uma coletiva de imprensa.

“O Governo Federal recebe com boas expectativas a proposta da sociedade civil do Rio de Janeiro, que visa reforçar e melhorar a segurança dos pontos turísticos e dos grandes eventos promovidos na cidade. Vamos incorporar o assunto na agenda governamental e apresentar ao presidente da República para a implantação da ação, essa que poderá ser levada para outros estados do País”, garantiu o ministro Jungmann.

Segundo Etchegoyen, o plano entrará na pauta da reunião que acontecerá amanhã, dia 26, com ministros e a Presidência da República.

De acordo com Lummertz, o Ministério do Turismo e a Embratur têm interesse na aprovação do plano, que conta com apoio do governo em seu desenvolvimento. “Com segurança equipada, fortalecida e capacitada, a promoção e divulgação do Rio de Janeiro consequentemente trará retorno ao patrimônio investido na cidade e irá melhorar a imagem do Brasil no exterior”, disse o presidente da Embratur.

Um dos destaques do projeto apresentado pelos representantes do Rio é o aumento de 20% no número de turistas que visitarão a cidade anualmente. Além disso, o plano prevê a geração de mais de 190 mil novos empregos, tanto na área de segurança como hoteleira, turística e de lazer.

Além dos ministros e do presidente da Embratur, estiveram presentes Marcelo Alves, presidente da RioTur; Paulo Protasio, presidente da Associação Comercial do RJ; Cláudio Magnavita, presidente do Convention Bureau do Rio; Phelippe Oliveira, secretário executivo do Ministério da Justiça; Carlos Cruz, secretário Nacional de Segurança Pública; Francisco Mendonça, subsecretário da Secretaria de Comunicação da PR e Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.

Fonte: Jornal de Turismo